Dispositivos Intra-uterinos

DISPOSITIVO INTRA-UTERINO OPTIMA ML CU 375

O DIU Dispositivo Intrauterino de cobre Optima DIU ML Cu 375 é um contraceptivo com formato de “Âncora” /  “Ferradura”  de polietileno de baixa densidade, de pontas arredondadas com as dimensões de 35 mm no comprimento vertical (haste) e 20 mm de largura na horizontal (braços flexíveis).

Os braços flexíveis são projetados para minimizar a expulsão, após inserido no útero.
Na haste, 340 mg (305 mm no comprimento e 0,40 mm de diâmetro) de fio de cobre puro (99,9%), é enrolado, correspondendo a 375 mm de cobre).

Na extremidade inferior a haste é atado um fio ou sutura dupla de polietileno de alta densidade na cor branca, cuja finalidade é ajudar na remoção do DIU após o período de tempo permitido em que um DIU pode ficar implantado.
Então é embalado (selado a quente), junto com seus componentes aplicadores em uma embalagem de envelopamento (pouch), que é formada por uma camada de filme base PET/PE (transparente) e por uma camada de filme de cobertura. Para a descrição e as características dos componentes aplicadores veja o item correspondente abaixo.

O dispositivo intrauterino de cobre OPTIMA DIU ML Cu 375 é esterilizado por radiação Gama (Cobalto 60) com dose de 25 KGy.